quarta-feira, 22 de julho de 2020

CONHECENDO A ARTE DO GOJU-RYU(Parte lll)


GRANDES MESTRES

An'Ichi Miyagi


  O Sensei An'ichi Miyagi nasceu a 9 de Fevereiro de 1931, em Naha.
  
Aos 14 anos, perdeu os pais na guerra, e teve de se providenciar para tomar conta dos seus dois irmãos mais novos, arranjando emprego na base militar de Kadena.
  An'ichi Miyagi começou a treinar com três amigos no dojo jardim do fundador do Goju-R
yu, o Sensei Chojun Miyagi, em Fevereiro de 1948, com 17 anos de idade. Passado um ano, os três amigos que tinham começado a treinar com An'ichi Miyagi haviam já desistido. An'ichi continuou. Era tal a sua dedicação ao treino e ao seu professor, que este começou a confiar verdadeiramente nele. Isto refletia-se nos seus ensinamentos que se tornaram mais detalhados e profundos. Ensinou-lhe a kata com grande detalhe, desde a Gekisai Dai Ichi à Suparinpei e explicou-lhe o bunkai extensivamente, tinham também longas conversas sobre filosofia, artes marciais,sociedade...
  Ele pretendia transmitir o Gokui (ensinamentos essenciais) do Goju-Ryu ao seu aluno e para a nova geração, e fê-lo mesmo até à noite da sua morte.
  O Sensei An'ichi Miyagi ainda hoje treina e ensina karate.


GOGEN YAMAGUSHI
“O GATO”
















GOGEN YAMAGUCHI (BIOGRAFIA)

Gogen Yamaguchi nasceu em 20 de janeiro de 1909 na cidade Kagoshina ao sul de Kyushu.

Desde cedo mostrava grande interesse pelas artes marciais e já nos primeiros anos escolares começou a treinar Kendo e Karatê sob a tutela de um carpinteiro chamado Sr. Murata, experiente Karatêca de Okinawa o qual impressionou-se com o jovem Yamaguchi, pela sua atitude séria e boa vontade para o duro treinamento. Ele ensinou tudo o que sabia sobre o Goju-Ryu a Gogen Yamaguchi.

Durante seus dias como estudante de direito, Yamaguchi estabeleceu seu primeiro clube de Karatê na Universidade Ritsumeikan em Kioto. Logo seu dojo ficou famoso na cidade pelo duro treinamento e intenso exercício respiratório. Naquela época os Karatecas praticavam somente kata e Yakusoku kumite e eram incapazes de competições mútuas. Foi então que Yamaguchi criou o primeiro estágio para o que é conhecido hoje como Jiyu Kumite e estabeleceu regras para decidir do vencedor das disputas.

Em 1931, com 22 anos, Gogen Yamaguchi foi apresentado para o fundador do estilo Goju-Ryu o mestre Chojun Miyagi. Esse encontro afetou profundamente a visão de Yamaguchi sobre o Karatê. Anteriormente ele havia treinado somente o aspecto rígido do Goju, mas após esse encontro Yamaguchi estava determinado a treinar o aspecto espiritual tanto quanto fisicamente. Mestre Miyagi veio a ter muita estima por Yamaguchi e por ter dominado tão bem o aspecto rígido do Goju, Miyagi apelidou-o de Gogen que significa “tempestuoso”. E Miyagi nomeou então Gogen Yamaguchi como seu sucessor na escola Goju do Japão.

Durante os anos seguintes, Gogen Yamaguchi passou longas temporadas no monte Kurama onde ele submeteu-se a rígidos exercícios e duros treinamentos em Sanchin, meditação e jejum. Entre 1938-1945 durante a segunda Guerra Mundial, ele foi enviado para o Manchuria. Em várias ocasiões, teve que utilizar suas habilidades no Karatê e seu treinamento mental para permanecer vivo.

Durante o confronto russo-japonês, em 1945, Yamaguchi foi feito prisioneiro de guerra e enviado para um campo de prisioneiros na Mongólia, onde passou dois anos encarcerados sob severas condições. Novamente sua força e perícia eram postas a prova e durante todo tempo, continuou a treinar e desenvolver o Karatê Goju.

Reconquistada a liberdade, regressou ao Japão e tornou-se uma das mais excitantes figuras da história do Karatê, ficando mundialmente conhecido como “O Gato” pela graça e velocidade de suas técnicas e por sua postura favorita em luta chamar-se “Neko Ashi Dachi” (postura do gato).

Mestre Yamaguchi contribuiu enormemente para o desenvolvimento do Karatê Goju e para o Karatê em geral. Sob sua liderança a International Karatê-Do Goju Kai Association (I.K.G.A) emergiu como uma organização forte que iria incrementar a popularidade do Karatê no Japão e em várias nações do mundo a ponto de hoje ter mais de 35 países contando com o ensino do Karatê Goju-Kai. Gogen Yamaguchi teve sucesso em unir todas as escolas de Karatê do Japão numa instituição única que resultou na formação da Federation of All Karatê-Do Organization (FAJKO), em 1964.

Yamaguchi juntou ao sistema Goju os "Taikyoku katas" métodos de treinamento para iniciantes como preparação para katas mais avançados. Na combinação de prática religiosa com o treino de Karatê, incorporou a yoga e a religião e todos esses aspectos anteriores e fundou, em tempos recentes, o Goju-Shinto. Estabeleceu a inter-relação de mente e corpo e consubstanciou as funções da respiração e da meditação como essência no entendimento das artes marciais. Esta a razão, no Goju, do exercício respiratório “IBUKI”, concentração total dos músculos num todo, trazendo a mente e corpo para um estado de “vazio coerente”.

A Kokusai Budo Renmei International Martial Arts Federation do Japão - entidade cujo dirigente é o Príncipe Higashikuni, da Família Imperial Japonesa - nomeou Mestre Gogen Yamaguchi “Shihan” da divisão das organizações de Karatê. Nunca antes um homem simples recebera tão importante reconhecimento pelo desenvolvimento e propagação do Karatê-Do.

Mestre Yamaguchi chegou ao 10° Dan, sempre dono de intensa dedicação e determinação que o tornaram uma lenda do Karatê também mestre de Yoga e sacerdote Shinto. Yamaguchi morreu em 1989, deixando em seu lugar seu 3o filho Goshi Yamaguchi, não sem antes unir em perfeita harmonia os aspectos “Go” e “Ju” de sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário