terça-feira, 21 de julho de 2020

CONHECENDO A ARTE DO GOJU-RYU(Parte ll)


O FUNDADOR DO ESTILO GOJU


Biografia - Chojun Miyagi



Chojun Miyagi nasceu em Naha em 25 de abril de 1888.
Começou a praticar o Naha-Te entre os nove e onze anos e aos quatorze iniciou os estudos com Kanriyo Higaonna. Este foi um período de treinamento árduo pois seu mestre era muito exigente.
 Após a morte do Mestre Kanriyo Higaonna, Miyagi viajou para a província de Fukien na China, seguindo o exemplo de seu mestre para continuar seus estudos. Lá ele estudou o Shaolin e o Pa Kua duas formas de boxe chinês. Da mistura destes dois sistemas, um duro/exterior do Shaolin, o outro suave e circular/interno do Pa Kua e seu nativo Naha-Te, um novo sistema surgiu.
 Somente em 1929 é que Chojun Miyagi chamou o seu estilo de Goju-Ryu, nome baseado nos oito preceitos da tradição do Boxe Chinês - um clássico sobre artes marciais chamado Bubishi. GO significa rigidez, força (aspecto positivo) e JU significa flexível, suave (aspecto negativo). Sendo nesses dois aspectos que são baseados a filosofia do GOJU.
 Após alguns anos na China Chojun Miyagi retorna a Okinawa e abre um dojo, onde ensinou por muitos anos adquirindo reputação de um excelente karateca e como organizador de métodos de ensino, recebendo uma comenda por seu notável trabalho no campo da Educação Física.
 Chojun Miyagi desenvolveu o Kata Sanchin e criou o kata Tensho dois Katas essenciais no estilo Goju-Ryu. Chojun Miyagi não limitava seu treinamento ao dojo, em cada momento e a cada instante e se dedicava a sua arte, sempre alerta e sempre pronto para defender-se a qualquer instante.
 Chojun Miyagi era um homem de temperamento extremamente calmo e humilde. Viveu de acordo com o princípio das artes marciais, ou seja, sem violência. Mestre Miyagi morreu em 08 de outubro de 1953, com 65 anos de idade.

AS ORIGENS
 "Goju-Ryu" (em japonês) é uma escola de "Karate" originária de Okinawa. É um estilo que mescla formas rígidas, duras ("Go"), com formas suaves ("Ju"), criado por Chojun Miyagi, aluno do mestre Kanryo Higaonna, maior autoridade do "Naha Te", arte marcial nativa existente em Naha, capital de Okinawa antes da Segunda Grande Guerra.
Mestre Miyagi, após passar 4 anos na China, onde treinou os estilos "Pa Kua Chang" e "Shaolin Chuan", analisando o movimento dos animais, voltou a Okinawa e, baseando-se no princípio do "YIN-YANG" (as energias negativa e positiva que regem o universo), uniu a flexibilidade das artes chinesas à rigidez do "Naha-Te", criando o "Goju-Ryu" - A Escola do Rígido e Flexível.
O "Karate" tem como base fundamental a respiração, evidenciada principalmente na forma dos dois "katas" básicos do estilo "Goju-Ryu":
  • "Sanchin-Zen", que incorpora o "Kihon Gata", que significa: forma básica que tem como objetivo a formação física e mental no "Karate-Do" e "Sansen-Go-No-kata", que quer dizer: três forças na verdadeira forma; e
  • "Tensho", com os seguintes conceitos: "Heishu-gata", mão fechada, e "Ju-No-Kata Yawara-No Katashi", traduzindo-se por: verdadeira forma flexível.
Neles podemos observar claramente o "pesado" e o "leve" (força e flexibilidade), bem como o processo de captação de energia macrocósmica, que se estende nos exercícios ("kihons"). Todo este conjunto está presente no "Kaishu Gata" (exercícios formais de mão aberta).

- GO = rígido, como no "Sanchin-Zen"
- JU = flexível, suave, como no "Tensho"
- RYU= estilo

O "Goju-Ryu" é o estilo de "Karate" que busca o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Ele ensina como agir: com energia ou brandura, rapidez ou suavidade.Praticar "Goju-Ryu" é aprender a ser como a água: fluida e sem forma, por isso pode assumir todas as formas; calma e suave ou revolta, mas ambas com o poder de passar por quaisquer obstáculos, mesmo os de aparência mais resistente. O "Goju-Ryu" caracteriza-se também por movimentos circulares. Usando técnicas de formas curtas e longas, aproveitamos duas importantes ferramentas do nosso corpo: sistema interno (parte mística e esotérica) e externo (parte muscular).

MYAGI treinando Goju-Ryu com o companheiro KYODA

CONTINUANDO NAS ORIGENS

Biografia - Kanriyo Higashionna



Kanriyo Higaonna, nasceu em Naha (1852). Era um homem de constituição sólida e avantajada para um okinawense tornando-se lenda ainda em vida, vindo a ser conhecido como o “Santo do Soco de Naha”. Estudou as artes marciais chinesas na própria fonte e, o que trouxe do continente foi de importância decisiva na orientação dada ao Okinawa-Te. O inicio de sua experiência foi devido a um emprego de marinheiro que lhe havia colocado a bordo do junko “Shinko-sen”. Isso lhe permitiu numerosas viagens, por conta de um comerciante chinês de chá, e é em uma dessas viagens que estabelece contato com o Kempo Chinês. Consta que sua determinação em aprender artes marciais ocorreu depois que seu barco foi atacado por piratas “Wako” que infestavam aquelas regiões. O fato é que, graças a satisfatória recomendação de seu empregador, Higaonna passou longos 20 anos como discípulo de um mestre chinês chamado Woo (“Ru” em japonês) que o levou consigo por toda a China e lhe mostrou inúmeras escolas de Boxe Chinês. Seus progressos no Kempo Chinês foram tais que acabou por merecer o posto de primeiro assistente de seu mestre.Aos 35 anos, regressou a Okinawa e adquiriu rapidamente a fama de grande lutador. A técnica que ele praticava era bastante diferente da que foi deixado por Sakugawa e Matsumura e quando abriu seu primeiro dojo em Naha foi para ensinar uma síntese pessoal que combinava elementos do Kempo com elementos do velho To-De local, adaptando seu ensino a morfologia dos habitantes da ilha. Seu estilo iria chamar-se Naha-Te (mais tarde Shorei-Ryu). O novo método despertou um entusiasmo generalizado e muitos alunos o procuraram, entre eles aqueles se tornariam os melhores: Kyoda Juhatsu e Chojun Miyagi, pai do Goju-Ryu.No plano técnico, sabe-se que o essencial do treino de Higaonna baseava-se na postura sanchin-dachi – na qual diziam que era inamovível. Higaonna tinha uma força estática inimaginável, mesmo passando uma faixa grossa pela sua nuca e prendendo-lhe cordas pelos tornozelos, seus alunos não conseguiam descentralizá-lo daquela posição. Higaonna mudou também o velho kata Sanchin, executando-o com os punhos fechados (na forma original era executado com as mão abertas). No plano pedagógico, a instrução de Kanriyo Higaonna era já bem moderna no sentido de ser francamente voltado para o ensino em grupo, rompendo com os hábitos de individualismo e reclusão que haviam até então impedido o Karate de se desenvolver a luz do dia. Higaonna ensinou até o fim de sua vida, em vários departamentos de polícia e estabelecimentos escolares. Higaonna morreu em 1915, com 62 anos de idade.


... E AS ORIGENS CONTINUAM

O Kempo chinês e as origens do Karate


  Segundo a lenda, o monge budista Bodhidharma viajou para a província de Hunan na China, por volta de 500 A.C., passando 9 anos no templo Shaolin, onde começou a explicar diferentes técnicas de respiração e exercícios físicos aos monges desse mesmo templo. Ele também lhes ensinou como deviam proceder para desenvolverem a sua força espiritual e mental, para que lhes fosse então possível superar os exigentes exercícios de meditação. Os ensinamentos de Bodhidharma são tidos como as origens do Kempo chinês.
  Quando o Kempo se espalhou pela China foi dividido em 2 estilos principais, o do Norte e o do Sul. O estilo do Norte era caracterizado por técnicas fortes e rectas, enquanto que o do Sul se distinguia pelas técnicas mais circulares e suaves. As técnicas do Kempo eram valiosamente preservadas em segredo pelas famílias ao longo das gerações.
  Durante o XIV século o Kempo é introduzido em Okinawa, ilha situada no Sul do arquipélago do Japão, ganhando cada vez mais popularidade e, sendo então praticado como uma arte de defesa pessoal, segundo o nome de "Tote" (mão chinesa).
  Em Okinawa a arte nativa de combate "Te" já era há muito praticada, mesmo antes da introdução do Kempo e, crê-se que o "Te" fora combinado com o Kempo evoluindo assim para o "Karate".
  Quando o Japão invade Okinawa em 1609, a proibição de posse de arma (imposta pelo Rei Sho Shin em 1477) fez-se manter de igual forma, mas desta vez os Japoneses baniram também a prática das artes marciais.
  Consequentemente, as pessoas de Okinawa viram-se obrigadas a continuar com as artes marciais em segredo. Durante os próximos 3 séculos a arte marcial evoluiu eficazmente e foi então chamada de "Okinawa-Te", sendo posteriormente dividida em 3 estilos principais: Shuri-Te influenciado pelas duras técnicas do Kempo e caracterizado por uma atitude ofensiva.
  O Naha-Te influenciado pelas técnicas mais suaves do Kempo, incluindo o controlo da respiração e "Ki". Era caracterizado por uma atitude mais defensiva com pegas, projecções e técnicas de chaves.
  E por fim o Tomari-Te influenciado igualmente pelas técnicas duras e suaves do Kempo.
  Naha, Shuri e Tomari eram na época as 3 principais cidades de Okinawa.
  No final do século XIX o Shuri-Te e Tomari-Te foram fundidos sob o nome de Shorin-Ryu, que ao longo do tempo evoluiu para estilos ligeiramente diferentes. O Naha-Te manteve-se basicamente unificado, vindo mais tarde a ser conhecido como Goju-Ryu.
...ENFIM, O BATISMO:
O nome Gôjû-Ryû é dado por Chojun Miyagi (25/4/1888-1953) na transição da década 20 para a de 30 durante o século XX à escola de Karate que funda.

No termo "Gôjû-Ryû", "Gô" significa duro ou forte, "Jû" significa suave ou flexível, e "Ryû" Escola ou Estilo como na maioria das denominações de escolas ("Ryûha") ou associações ("kaiha") de Karate-dô moderno, embora algumas delas sejam conhecidas pelo nome do local de prática ("kan"), como é o caso do Shôtôkan.



Nenhum comentário:

Postar um comentário