segunda-feira, 20 de julho de 2020

CONHECENDO A ARTE DO GOJU-RYU(Parte l)

 KARATE-DO GOJU-RYU

 


GOJU-RYU

 


GOJU-KAI

 



EMBLEMA OFICIAL

 CONSIDERAÇÃO SOBRE ESTILOS DE KARATE

 

Para um espectador não conhecedor, o estilo de Karate praticado por este ou por aquele clube dá a sensação de não fazer diferença nem apresentar uma especial particularidade. Porém, para os praticantes dos diversos estilos, as diferenças de concepção de técnica e mesmo das bases fundamentais, são bem distintas e muitas vezes, infelizmente, irredutíveis.

Cada um julga estar na posse da verdadeira ciência e do verdadeiro segredo, caminhando, pois, na via do Karate que considera melhor.  Há uma grande multiplicidade de "escolas" com diferentes estilos de Karate. No Japão podemos contar 15 ou 20 diferentes.

O Karate-do Goju-Ryu é uma das escolas mais influentes na difusão mundial do Karate, tendo-se mantido o seu ensino em Okinawa  e expandido por todo o  mundo. Tal fato deve-se, sem qualquer dúvida, ao papel de Chojun Miyagi e de todos os que com ele acreditaram e acreditam num Karate ao serviço do desenvolvimento humano nas suas diversas facetas.

 

 

O que significa Goju-Ryu ?

“Go” significa rigidez ou força, “JU” significa flexível ou suave e Ryu significa estilo. É nestes dois aspectos que são baseados a filosofia do Goju-Ryu. O Goju-ryu é um estilo de Karate que procura o equilíbrio dos opostos, das energias antagônicas e complementares. Este estilo ensina como agir: se com energia ou brandura, rapidez ou suavidade. Praticar Goju-ryu é aprender a ser como a água: fluida e sem forma, por isso pode assumir todas as formas; calma e suave ou revolta, mas ambas com o poder de passar por quaisquer obstáculos, mesmo os de aparência mais resistente.

Deste modo, na prática desta arte, deve-se ter presente que :

1. Os princípios secretos do Goju-Ryu existem na "kata", "Kata" ou formas são exibições de técnicas nas quais a essência do karate assume um forma definitiva. Deverão aperceber-se de que as katas são a cristalização da essência do karate e do árduo treino da mente de um iniciado (Shoshin). Não deverão negligenciar este tipo de treino como algo simples, rústico ou sem significado, pois só através dele poderão atingir o Gokui, os ensinamentos essenciais.

2. O Goju-Ryu Karate-Do é a manifestação no nosso interior do acordo harmonioso do universo.

3.Tão flexível como um salgueiro, tão sólido como uma rocha, é quanto os dois extremos do duro e do suave estão completamente unidos num corpo que a imperturbável forma da harmonia elementar do Céu e da Terra expandirá. Esta harmonia do duro e suave pode ser igualada à ordem da Natureza e à unidade do Universo. Através da Via do Goju-Ryu Karate-Do estaremos aptos a expressar a harmonia da Natureza dentro de nós próprios.

 

 

Existem várias versões sobre a data precisa de surgimento do nome.

 

A versão mais vulgarizada suporta-se no fato de C. Miyagi ter sido convidado para ir demonstrar em 1928 no Dai Nipon Butoku Kai em Kyoto a arte então denominada geralmente por to-de (mão da china), ken-po (a via do punho - numa leitura Japonesa dos kanji chineses que  lêem quan-fa) ou kara-te (mão vazia - que será o nome a impor-se genericamente após acordo entre mestres de Okinawa em 1936). Em virtude da impossibilidade de Miyagi ir a Kyoto, é Jin'an Shinzato (um dos melhores alunos de Miyagi, malogradamente desaparecido em 1945 na Batalha de Okinawa) que o substitui. Quando Shinzato é questionado por outros participantes sobre o tipo de escola que praticava, resolveu denominá-la como han-ko-Ryû (escola semi dura). Após este episódio, Chojun Miyagi adota definitivamente o nome Gôjû-Ryû em 1929

 

 

 

 

Goju Ryu

Hoje, o Karatê Goju-ryu é considerado um dos cinco maiores estilos e se encontra difundido em 70 países dos cinco continentes.
O atual representante máximo do estilo e presidente da I.K.G.A. ( Associação Internacional de Karatê Goju-ryu ) é o mestre Goshi Yamaguchi – 3º filho do falecido grão-mestre Gogen Yamaguchi.
No Brasil é representado pelo Renshi Shihan Luiz A. de Araújo Kotsubo, dando continuidade ao trabalho realizado pelo Mestre Ryuzo Watanabe, que foi o primeiro representante da I.K.G.A. na América do Sul.

 

O ESTILO GOJU-RYU NO BRASIL

O estilo Goju - Ryu introduzido no Brasil no ano de 1958 pelo mestre Sellchi Yoshitaka Akamine, fundado na cidade de São Paulo a Associação Brasileira de Karatê (ABK) formando diversos alunos que espalharam pelo Brasil e América do Sul.


Mestre Akamine

 

 

Dojo Kun Tradicional do Estilo Goju-Ryu

 Hitotsu. Ser modesto e delicado.

 Hitotsu. Treinar para melhorar a condição física.

 Hitotsu. Procurar seriamente.

 Hitotsu. Ser calmo e rápido.

 Hitotsu. Cuidar da saúde.

 Hitotsu. Viver uma vida plena.

 Hitotsu. Não ser demasiado humilde, nem orgulhoso.

 Hitotsu. Treinar com paciência

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário